Campanhas educativas para o trânsito 2021

Publicado em quinta, 25 de fevereiro de 2021
Campanhas educativas para o trânsito 2021

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou em sua última reunião do ano passado o novo tema para as campanhas educativas de trânsito de 2021.

Conforme a Portaria a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 tem como tema principal “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA” e deve ser divulgada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Começar o ano com um tema que aborda responsabilidade é de extrema importância, é como organizar a lista de prioridades para depois iniciar as atividades. Trabalhar com um conteúdo destacando segurança e educação para todos os condutores do país, é essencial.

Conheça os meses de atuação das campanhas e os temas que serão respectivamente trabalhados:

Agosto: Uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil.

O uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil é um importante fator de prevenção de lesões. Neste mês, as campanhas educativas devem ressaltar que o uso destes equipamentos salva vidas.

Setembro: No mês em que ocorre a Semana Nacional de Trânsito devem ser promovidas as seguintes campanhas:

1.    Usuários vulneráveis: abordando a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas e ciclistas, entregadores, em face do crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários, alertando que o uso de capacete pode salvar vidas.

2.    Respeito no trânsito: abordando a relação de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo e abordando a importância de cuidar de si e do outro.

Outubro: Ver e ser visto no período noturno.

Há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Assim, as campanhas educativas de outubro devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

Novembro: Os impactos sociais dos acidentes trazendo o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro).

As campanhas devem levar a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente.

Dezembro: Álcool e condução (Substâncias psicoativas lícitas e ilícitas)

Em decorrência das festas de fim de ano, deve-se alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas.

 

A Kteli apoia a educação e consciência no trânsito através do projeto Laço Amarelo junto ao Observatório Nacional de Segurança Viária.


Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Kteli