Da teoria à prática

Publicado em quarta, 27 de outubro de 2021
Da teoria à prática

Nesse mês, vamos lembrar de algumas regras básicas para uma condução segura e que, em muitos casos, esquecemos de praticá-las.

 

Quando passamos pela formação para ser um condutor, ou seja, pelos cursos teórico e prático no CFC (Centro de Formação de Condutores), recebemos uma gama de informações. É sempre bom lembrar que, para conduzir um veículo, nós utilizamos as funções cognitivas, relacionadas à direção veicular que incluem memória, atenção, avaliação sistemática do ambiente e outras habilidades viso espaciais, verbais e de processamento de informações, além da tomada de decisões e resolução de problemas. Estas funções devem se processar de modo dinâmico.

 

Os estudos apontam que o ato de dirigir um veículo pode até parecer uma atividade simples, quase automática, mas exige uma complexa articulação de funções cerebrais e motoras do condutor. Portanto, tudo o que aprendemos lá quando das aulas no CFC deve ser repetido todos os dias, para criarmos o hábito de dirigir conforme as regras determinam, com o intuito de nos proteger.

 

Nesse mês, o Programa Laço Amarelo quer trazer a seguinte reflexão a você: quais as regras que você aprendeu quando da sua passagem pelo CFC e que hoje, pela correria do dia-a-dia, pelo trânsito complexo que você enfrenta todos os dias, por tantos outros motivos que a gente sempre encontra para minimizar nossa falha, você deixa de lado, se arrisca e não pratica enquanto transita?

 

Você que pilota uma motocicleta e não estuda o trajeto antes de subir na moto e fica procurando o endereço que precisa ir em cima da moto, ou distraído no celular, e ainda reduzindo a velocidade para enxergar o número dos imóveis ou o nome da rua, tem consciência de que se coloca em risco e pode atrapalhar o caminho de outros motoristas, principalmente numa rua movimentada?

 

Não usar o celular, enquanto pilota é outra regra básica de segurança que, tenho certeza, você aprendeu na autoescola e hoje se esquece dela.

 

Agora, para todos os condutores, em dias de chuva, com neblina ou a noite, é fundamental que você diminua a velocidade do veículo. Todos os veículos precisam de um espaço maior para pararem, caso o piso esteja molhado. Caminhões e ônibus mais ainda. Conheça essa diferença para estar protegido. Da mesma forma que, ultrapassar em local proibido, é regra básica de segurança que muitos condutores deixam de praticar. Faça aí um exame na sua consciência e passe a praticar regras que você já sabe. Assim todos estaremos mais seguros pelas ruas e rodovias.

 

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito. Programa Laço Amarelo.

 


Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Kteli