Blog
Pedestre - Atenção em seu deslocamento
Publicado em segunda, 19 de julho de 2021
Entre os principais desafios de mobilidade das grandes e médias cidades brasileiras está a proteção dos mais frágeis no trânsito, ou seja, pedestres, ciclistas e motociclistas.
No último mês de abril, entrou em vigor mais uma lei que merece uma atenção especial de quem anda a pé. Entre as medidas alteradas pela lei 14.001/2020 está a nova sinalização sobre as conversões à direita.
A Lei regulamenta a conversão livre á direita em cruzamentos semaforizados. Eles devem estar devidamente sinalizados, ou seja, avisando aos condutores que, naquele espaço, ele poderá fazer a manobra, mesmo com o semáforo fechado para o fluxo.
Os condutores deverão também se atentarem para a travessia de pedestres naquele local. Além de reduzir a velocidade para realizar a conversão, é preciso olhar para o lado oposto ao sentido da via, para se certificar de que, não há pedestres atravessando o cruzamento.
Esse alerta também é importante para quem vai a pé. Ou seja, o pedestre deve estar atento pois, o veículo da esquerda estará parado, respeitando o semáforo fechado, mas quem vai pela direira, poderá convergir, mesmo com o semáforo na luz vermelha. Então, mais do que nunca, vale o alerta para que, ao caminhar a pé, esteja atento apenas para essa ação e não se distraia com nada, principalmente com o telefone celular.
O veículo poderá não se atentar para a presença dos pedestres naquela travessia. Então, cabe ao pedestre conhecer a regra e saber que, a partir de agora, alguns cruzamentos poderão ter essa liberação, bastando ter uma sinalização adequada e orientando aos motoristas e motociclistas sobre a permissão da conversão à direita.
Essa medida visa principalmente melhorar o fluxo de veículos, principalmente em ruas e avenidas onde há pouco trânsito de pedestres. Porém, consulte a sinalização no local onde você transita, entenda o que ela quer dizer tanto para você pedestre, como também para os condutores e siga seguro.
Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito!
Mais Conteúdos
- Por que a Kteli investe em sistemas de gestão?
- Conheça as semelhanças e diferenças entre o Balizador Cônico e o Balizador Tipo Top
- Sinalização em outros países
- Saiba como você pode contribuir com a segurança das rodovias
- Tenha um compromisso com a segurança
- Condutoras conscientes: a representatividade feminina como exemplo de responsabilidade no trânsito
- Canalizador de Tráfego Bolo de Noiva
- Sinalizador Eletrônico
- Reveja suas atitudes no trânsito