Tipos de cones para sinalização e suas funções

Publicado em segunda, 23 de novembro de 2020
Tipos de cones para sinalização e suas funções

Os cones de sinalização são um dos principais equipamentos de segurança que evitam acidentes diariamente nas mais diversas atividades. Por este motivo, é fundamental saber identificar os diferentes tipos de cones de sinalização, bem como suas cores, formatos e etc. Isso permitirá que você escolha o modelo ideal para o que precisa, sem infligir com a legislação.

A norma técnica NBR 15071 é a legislação que determina as características obrigatórias que o cone padrão deve possuir em qualidade e segurança. Além disso, a NBR também estabelece as boas práticas sobre guarda, manutenção e higienização do produto. 

Existem cones simples, que são fabricados com materiais específicos, podendo ser rígidos ou flexíveis. Esses dois modelos são encontrados em cores variadas. Os cones na cor laranja com faixas nas cores brancas ou prateadas, por exemplo, são usados para sinalizações móveis, de uso temporário para bloqueio de uma determinada área, sem permanência. Um outro tipo muito utilizado para sinalizações, são os cones pretos com faixas amarelas. 

Neste caso, sua utilização é para áreas demarcadas com fixação por um longo período ou para destacar que o local está sendo organizado. 

É preciso fazer uma análise, sobre a necessidade de qual cone comprar e escolher o produto correto, de acordo com as necessidades para uma segurança assertiva, e evitar acidentes. 

Existem também outros tipos de cones, como por exemplo Super cones, Balizadores e Delimitadores que possibilitam a sinalização especificas em rodovias e vias de grande fluxo.

Outro destaque importante, são para as sinalizações externas, como sinais com luzes piscando ou fitas para visualização de maior alcance.


Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Kteli